Prefeitura de Goiânia entrega autorizações de funcionamento aos permissionários da Feira dos Artesãos, no Setor Aeroporto

42

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), entregou na noite desta quarta-feira (27/3) autorizações de funcionamento para 53 bancas da Feira dos Artesãos, realizada na Praça do Avião, no Setor Aeroporto.

Funcionando há seis anos, todas as quartas, das 18 às 22 horas, a Feira dos Artesãos reúne opções de artesanato, comida, roupas, maquiagens e brinquedos. É a primeira a ser totalmente regularizada, o que deve servir como modelo para as mais de 150 feiras administradas pela Sedec, entre livres, aquelas que comercializam frutas, verduras e hortaliças durante o dia e especiais, que têm opções de produtos diversos, como roupas e calçados.

Em discurso, o prefeito Rogério expressou gratidão aos feirantes pela contribuição para a cidade, destacando o prazer de montar bancas, apresentar peças e gerar renda. Ele reconheceu o trabalho da equipe da Sedec, pelo empenho no processo de regularização das feiras de Goiânia. Por outro lado, parabenizou a feirante Suelânia Reis, uma das pioneiras, por seu apoio na busca pela regularização da feira.

“Reafirmo nosso compromisso em colaborar para o crescimento econômico da cidade, tomando iniciativas como a de regularização de feirantes e a entrega de permissões para novos trabalhadores”, pontuou o prefeito.

Ele ressaltou a importância desses documentos para garantir a segurança dos feirantes e suas famílias, além de reiterar o apoio contínuo da Prefeitura para resolver problemas e impulsionar o desenvolvimento de Goiânia, contando com a contribuição dos feirantes. O prefeito informou que os pit dogs também serão regularizados.

O titular da Sedec, Geverson Abel, destacou a importância da regularização das feiras em Goiânia, ao entregar autorizações de funcionamento para 53 bancas na Feira dos Artesãos. Ele enfatizou que as feiras são oportunidades de negócio que movimentam a cidade, geram empregos e renda para as famílias, além de contribuírem para o desenvolvimento econômico local. “Esta feira serve de modelo, porque está totalmente regularizada. Todas as feiras de Goiânia serão regulamentadas, por determinação do prefeito Rogério, cuja gestão fará história por tomar essa medida”, pontuou Geverson Abel.

Representante dos feirantes da Feira dos Artesãos, Suelânia Reis expressou sua gratidão e emoção ao prefeito Rogério, ao receber a permissão de atividade de feirante após seis anos de trabalho no local. “A regularização da feira é um sonho realizado, porque tivemos várias etapas e desafios enfrentados até aqui, desde lidar com presidentes de bairro até garantir energia elétrica com geradores. Hoje estamos aqui para receber o alvará do prefeito. Tudo isso é importante para nós, que trabalhamos informalmente. É um sonho que virou realidade”, afirmou.

Recadastramento
A Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) começou a recadastrar as atividades informais em feiras livres e especiais, mercados e pit dogs da capital desde a publicação do novo Código de Posturas, no final de 2023.

A iniciativa prevê que todos os permissionários que atuam nestes locais estejam com a situação regularizada. Para isso, a Sedec está realizando o chamamento para que eles deem entrada com o protocolo de atualização.

De acordo com a Sedec, é necessário que os feirantes ou permissionários procurem as lojas de atendimento presencial da Prefeitura, o Atende Fácil, e apresentem os documentos pessoais, comprovante de endereço, certidões negativas de quitação eleitoral.

O objetivo é acabar com todos os cadastros e atividades irregulares de permissionários e feirantes, melhorar a organização das feiras livres, especiais, mercados e pit dogs e dar a oportunidade para que mais pessoas possam trabalhar de forma ordenada gerando emprego e renda em nossa cidade.

Momento histórico
No início da tarde, o prefeito Rogério, acompanhado do titular da Sedec, Geverson Abel, já havia feito a entrega de oito permissões no Centro Cultural Mercado Popular da Rua 74 Marília Mendonça, no Centro da cidade, evento que marcou um momento histórico para Goiânia, pois o local tornou-se o primeiro totalmente regularizado da capital goiana.

Durante o ato de entrega dos documentos, o prefeito destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando o compromisso da administração municipal em proporcionar um ambiente seguro e legal para os trabalhadores locais. “É um passo muito importante para garantir a segurança jurídica dos permissionários. Queremos que eles se sintam verdadeiros proprietários deste espaço e tenham a tranquilidade de saber que estão operando dentro da legalidade”, afirmou Rogério.

Secretária Municipal de Comunicação – (Secom) – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui