Álcool e direção: Mobilidade leva óculos simulador de embriaguez ao Mutirão de Goiânia

88

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realiza ação educativa com dois óculos simuladores de embriaguez noturnos e um diurno no 2º Mutirão de Goiânia de 2024, que será realizado neste fim de semana (sábado, 23/3 e domingo, 24/3), no Campo do Muranga, na Vila Redenção, Região Sul da Capital.

A Mobilidade montou um circuito para as atividades propostas com o óculos simulador de embriaguez. O objetivo é demonstrar, de forma lúdica, como a bebida alcoólica afeta as percepções de distância, profundidade e velocidade, permitindo que o participante da dinâmica, lucidamente, perceba alguns dos distúrbios colaterais da ingestão do que equivale a, aproximadamente, três doses de uísque ou três garrafas de cerveja ou ainda quatro taças de vinho.

“Ao participar do processo, a pessoa fica impressionada sobre como ela perde a noção de espaço e os reflexos”, explica o secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, ao frisar que atividade mostra aos condutores que os efeitos do álcool aumenta o número de sinistros de trânsito.

Em 2023, a Lei Seca completou 15 anos, porém, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora que poderiam ser evitados.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a estimativa da contribuição do álcool para óbitos relacionados a sinistros (acidentes) de trânsito é de 36,7% vinculados a pessoas do sexo masculino e 23% a pessoas do sexo feminino.

Circuitos que serão realizados com óculos simulador de embriaguez:

• Slalom: Ziguezague
• Linha reta
• Saltar obstáculo

Secretaria Municipal de Mobilidade – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui