Março Lilás: colaboradoras das maternidades públicas de Goiânia serão atendidas durante mutirão de exames preventivos ao câncer de colo de útero

93

Atentos à saúde de quem cuida de outras pessoas, as diretorias do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), do Hospital e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) e da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), unidades da Prefeitura de Goiânia, iniciaram uma série de ações relacionadas à campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero. Entre elas, neste sábado (23/3), acontece no HMDI, na Vila Redenção, um mutirão de exames preventivos (papanicolau) das colaboradoras da unidade e também do HMMCC.

“As colaboradoras das maternidades estão acostumadas a cuidar de outras mulheres, de recém-nascidos, e muitas vezes acabam esquecendo da própria saúde, e essa campanha do Março Lilás tem esse olhar especial para elas que terão a oportunidade de colocar os exames em dia”, destaca o prefeito Rogério.

O diretor-técnico do Hospital e Maternidade Dona Iris, Affonso Honorato, que é ginecologista e obstetra, explica que serão oferecidas 100 vagas para as colaboradoras das duas maternidades. Já na Nascer Cidadão, são 30 vagas, e os atendimentos serão realizados na próxima semana, na própria unidade. “Este evento visa proporcionar acesso facilitado aos exames preventivos para as mulheres que passam a maior parte do tempo dos seus dias se dedicando ao cuidado de outras pessoas”, afirmou.

Affonso Honorato destacou a relevância desta iniciativa durante o mês de março, que é uma data que reforça a importância da prevenção do câncer de colo de útero. “Nossas colaboradoras fazem parte de uma geração que não teve acesso à vacina gratuita contra o HPV, no Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é tão importante assegurar a elas o rastreio da doença. Garantir o acesso aos exames preventivos e detecção precoce do câncer de colo de útero, pode ser a garantia do sucesso do tratamento”, reforça o médico.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, fala dos atendimentos à mulher, que também ocorrerão no segundo mutirão da Prefeitura de Goiânia. “Paralelo ao mutirão dos exames para as colaboradoras das maternidades, a Prefeitura também está realizando ações do Março Lilás no mutirão que ocorrerá na Vila Redenção, neste fim de semana. Entre as ações voltadas para as mulheres estão solicitação de mamografia, coleta para exames de prevenção ao câncer de colo de útero, ultrassonografias e auto-coleta de HPV”, informa o secretário.

Atendimentos
O mutirão acontecerá das 7h às 13h, mediante agendamento prévio, proporcionando um horário conveniente para que as colaboradoras possam participar sem interferir em suas atividades regulares. “Neste contexto, o mutirão não apenas oferece a oportunidade para que as colaboradoras realizem seus exames preventivos, mas também reforça a importância da conscientização e do autocuidado. Ao cuidar da saúde das profissionais de saúde, as maternidades estão investindo no bem-estar de toda a comunidade hospitalar e, consequentemente, na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, afirma Affonso Honorato.

Serviço
Assunto: Mutirão de exames preventivos ao câncer de colo de útero
Data: Sábado (23/3)
Horário: das 7h às 13h
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) Alameda Emílio Póvoa, 165 – Vila Redenção

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui