Rogério Cruz diz que “Prefeitura projeta retorno dos ônibus à Avenida Goiás em 20 dias”

168
Rogério
Foto: Jucimar de Sousa

Ao participar, nesta sexta-feira (10/02), do lançamento do Cartão Família e anúncio de nova frota de ônibus para o transporte coletivo, o prefeito Rogério Cruz informou que a Prefeitura de Goiânia projeta retorno dos ônibus à Avenida Goiás em 20 dias. “Vamos liberar a Avenida Goiás para o retorno do transporte público. Uma importante solicitação dos comerciantes e dos moradores da região central”, disse.

Na ocasião, o prefeito assinou o Termo de Cessão de Uso do terminal do Bus Rapid Transit (BRT) da Rodoviária para a CMTC. “O terminal dará condições de receber esses ônibus que vêm do Terminal Izidória, passando pelo terminal da Rodoviária e subindo pela Avenida Goiás Norte até o Setor Recanto do Bosque, beneficiando uma grande parcela da população de Goiânia”, explicou.

O lançamento do Cartão Família ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A nova modalidade modernizará o sistema de bilhetagem ao permitir que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita. A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass, onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.

Conforme as regras do programa, podem ser cadastrados membros que tenham a partir de 05 anos de idade. Não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

Durante o evento, foram apresentados 20 ônibus que passam a integrar a frota do transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. A previsão é de que até no mês de julho deste ano, 60 novos ônibus passem a funcionar na operação do Bus Rapid Transit (BRT) Norte/Sul, além da renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2025.

Parceria

O governador Ronaldo Caiado afirmou que “sem a parceria com o prefeito Rogério Cruz, não seria possível implantar uma mudança qualitativa no sistema de transporte público da Região Metropolitana”. “Eu tenho a humildade de dizer que se não existisse a nossa parceria, nada teria acontecido. Nós tivemos a todo momento o interesse de resolver esse assunto que era procrastinado e empurrado com a barriga e nunca resolvido por mais de 20 anos nesse nosso estado de Goiás. Essa é a grande realidade. Muito obrigado, prefeito Rogério Cruz”, disse.

Por sua vez, o prefeito agradeceu o governador e ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre o governo estadual e a Prefeitura de Goiânia com as demais prefeituras integradas ao sistema de transporte público. “Eu e o governador, juntamente com os prefeitos das cidades de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, estamos de mãos dadas fazendo com que o transporte público da Região Metropolitana cresça, se desenvolva e tenha qualidade no serviço prestado à nossa população. Muitos não acreditaram, mas hoje estamos apresentando o que há de melhor no transporte público com esse sistema desenvolvido aqui”, disse Rogério Cruz.

Ainda durante o discurso, Rogério Cruz recordou que, no início do atual mandato, antes do falecimento do prefeito Maguito Vilela, esteve com o governador Ronaldo Caiado acompanhado do vice-governador Daniel Vilela para tratar do transporte coletivo na Região Metropolitana. Ao assumir o microfone, Daniel afirmou que se lembrou da ocasião e que, na época, era iminente uma paralisação do transporte público na capital.

“Nos precisávamos naquele momento de uma decisão. Quando chegamos, o governador já havia se decidido a se comprometer com grande parte desse subsídio. E de lá para cá tantas melhorias aconteceram. Esse é um tema que já derrubou governos, não só no Brasil, como ocorreu após as manifestações em 2013, mas em outros países também”, afirmou, completando que “é necessária uma grande campanha de comunicação para alertar a população dos benefícios disponíveis no sistema de transporte público”.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que o Cartão Família é mais um benefício com viés social, característica da gestão de Rogério Cruz. “O prefeito sempre nos busca para poder criar soluções e alternativas que atendam ao social, o que sempre é a sua principal preocupação. O Cartão Família é mais um produto que tem total relação com o que a sua gestão tem realizado na cidade de Goiânia, que é cuidar das pessoas e de suas famílias”, afirmou.

O presidente da Cooperativa de Transportes de Goiás, Rilvadar Gonçalves, elogiou a atuação em conjunto do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Rogério Cruz em benefício do transporte coletivo na capital. “Rogério Cruz é uma pessoa que tem dado seu apoio, ajudado de todas as maneiras, para que a melhora no transporte coletivo se torne uma realidade”, declarou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui