Prefeitura de Goiânia retira 96 toneladas de entulho durante a 2ª Expedição Rio Meia Ponte

112

A Prefeitura de Goiânia, por meio dos agentes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), atuou na 2ª Expedição Rio Meia Ponte, que durou três dias, encerrando nesta sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água. Na ocasião, foram retiradas 96 toneladas de lixo e roçados 36.200 m2 de área com mato alto.

Para o trabalho, foram utilizadas foices, motosserras, mini retroescavadeiras e dois caminhões caçamba para remover o mato e o lixo do rio, além do apoio de 15 servidores diariamente.

A ação foi coordenada pela Câmara Municipal de Goiânia e busca monitorar e avaliar as condições da água, do solo, da fauna e da flora, além de apontar caminhos para a recuperação do rio, responsável por metade do abastecimento de água da Região Metropolitana.

“A Comurg realiza regularmente esse serviço de limpeza nos cursos d’água. Contudo, eventos assim, mais ostensivos, mostram como a população precisa de conscientização e mais cuidado com a natureza”, avalia o diretor de Limpeza Urbana, Alzirio Barbosa. Ele destaca também a presença da Universidade Federal de Goiás (UFG), que recolheu amostras para análise laboratorial para medir a saúde do rio. Neste ano, a ação se concentrou em dois bairros: Vila Monticelli e Vila Roriz.

A Companhia também participou da edição de 2023 da Expedição Rio Meia Ponte, promovendo a retirada de 67 toneladas de entulhos e 437 pneus do leito do rio. O trabalho conjunto permitiu a identificação de pontos de assoreamento e aterramento, erosões e atividades exploratórias ilegais, como uso de pivôs de irrigação e mineração.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui