Mais de 7 mil imóveis foram vistoriados durante 2° Mutirão de Goiânia

82

Um total de 7.182 imóveis foram vistoriados durante o 2° Mutirão Goiânia, na Região Sul da Capital. O trabalho de rotina dos agentes comunitários de Endemias (ACEs), visando ao controle do mosquito Aedes aegypti, foram intensificadas entre os dias 18 e 23/3 e resultaram na eliminação de 202 focos do mosquito e no recolhimento de 363 pneus, sendo que em 47 deles havia presença de larvas do Aedes.

“Essa questão dos pneus ainda nos impressiona bastante. O agente passa, recolhe e poucos dias depois, se voltar à região, encontra outro tanto de pneus descartados irregularmente. É preciso entender que os pneus acumulam água e se tornam locais bastante propícios para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos. Pneus que não serão mais utilizados precisam ser levados para os seis ecopontos existentes no município”, esclarece o prefeito Rogério.

Entre os imóveis visitados, 1.260 estavam fechados, em 154 os agentes encontraram focos, 119 foram recuperados (imóvel que, por algum motivo, durante o trabalho de rotina não foi vistoriado) e foram atendidas 45 denúncias. Além disso, houve 50 bloqueios focal (tratamento com larvicida para acabar com o mosquito na fase de larva) e 27 bloqueio perifocal (dedetização com inseticida para eliminar o mosquito na fase adulta). Um total de 65 ACEs, cinco supervisores de área e um supervisor distrital estiveram envolvidos na execução das ações durante o Mutirão.

Segundo Murilo Reis, diretor de Vigilância e Zoonoses, a população colaborou para o sucesso do trabalho. “A população está se conscientizando da importância do trabalho dos agentes, geralmente o morador fica agradecido pela visita, conta o que tem feito para evitar a proliferação do mosquito e tira dúvidas. Mas mesmo assim, infelizmente, ainda encontramos muitos focos. Ou seja, os cuidados precisam ser redobrados”, diz.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui