Dia Internacional da Síndrome de Down: Prefeitura de Goiânia promove inclusão e desenvolvimento com Projeto Alfadown

95

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), destaca, neste Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), uma de suas principais ações de inclusão e desenvolvimento. O Projeto Alfadown, realizado por meio do Programa em Referência e Inclusão Social (PRIS), em parceria com a PUC Goiás, é dedicado ao suporte de estudantes (a partir de 7 anos), jovens e adultos com Síndrome de Down.

As ações do Alfadown focam na alfabetização, letramento e no desenvolvimento de habilidades sociais. Há também o Projeto Aprender a Pensar (PAP), que visa promover autonomia e competências socioemocionais em crianças e jovens com diferentes necessidades educacionais.

As atividades do Alfadown são realizadas com educandos e voluntários todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, da PUC Goiás. O projeto é aberto para toda comunidade. Neste ano, por meio do Alfadown Itinerante, as equipes estarão presentes nas escolas desenvolvendo ações como: rodas de conversa, oficinas, vivências de múltiplas linguagens, jogos cooperativos, contação de histórias e cine debate, dentre outras iniciativas.

A parceria foi firmada em 2017 e faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), para atender estudantes com síndrome de Down matriculados na rede municipal, crianças e adolescentes que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social.

“A inclusão é um caminho que trilhamos juntos, fortalecendo os laços de uma sociedade mais justa e acolhedora. Outro feito que alcançamos foi que, de 2021 a 2023, o número de salas instaladas nas unidades de Educação Infantil, que oferecem Atendimento Educacional Especializado, aumentou mais de 100%. Seguimos construindo uma Goiânia cada vez mais inclusiva e solidária”, afirma o prefeito Rogério.

“Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, a SME e a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania se unem para comemorar e reconhecer a importância dessa data. É um momento de celebrar os avanços na inclusão e reafirmar o compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, destaca o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui