BR-153, BR-414 e BR-080: bases da Ecovias do Araguaia disponibilizam gratuitamente carregadores de carros elétricos e híbridos

119
carregador elétrico carro
Foto de Michael Fousert na Unsplash

Quem percorre o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BR-153, BR-414 e BR-080), em especial passando pelas bases de Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs), que funcionam como ponto de suporte aos viajantes, já encontram instalados carregadores de carros elétricos disponíveis para os motoristas.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Volvo Car Brasil e o serviço está ativo 24 horas. Essa é mais uma medida da concessionária com foco na inovação e sustentabilidade, apostando ainda em uma tendência global que tem revolucionado a indústria automobilística. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a venda de veículos elétricos e híbridos cresceu 76,5% entre janeiro e setembro deste ano.

As bases de Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs) que já contam com essa estrutura estão localizadas na BR-153, em Jaraguá, Mara Rosa, Porangatu e Aliança do Tocantins, e na BR-414, em Cocalzinho de Goiás e Vila Propício.

Apesar de ser uma parceria entre a concessionária e a Volvo, os carregadores são válidos para a maioria das marcas e modelos de carros elétricos e híbridos. Para utilizar o carregador conectar o plug Tipo 2-T2 (IEC62196) do totem no veículo. São fabricantes compatíveis com esse modelo de conector: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo. Para os modelos que não forem compatíveis, o usuário deverá possuir adaptador para conseguir recarregar o veículo.

Após conectado, automaticamente, a recarga é iniciada (não é necessário uso de nenhum aplicativo). A luz verde intermitente significa que o carregamento está em andamento. O próprio veículo faz a gestão do carregamento e informa o quanto de energia está sendo injetada.

“Este é mais um investimento da Ecovias do Araguaia em inovação, em uma iniciativa pioneira no Brasil, com impactos extremamente positivos na mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade. Temos um trecho de mais de 850 quilômetros e a instalação desses carregadores representa um marco para o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, garantindo mais comodidade aos motoristas de veículos elétricos”, destaca Carlos Xisto, diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui