Inteligência artificial melhora transporte coletivo em Goiânia com metronização

A gestão do prefeito Sandro Mabel iniciou a metronização inteligente no transporte coletivo em Goiânia, com foco na otimização dos corredores BRT. A primeira etapa do projeto já opera entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, no BRT Leste-Oeste.

A tecnologia utiliza sensores embarcados nos ônibus que se comunicam com os semáforos. Essa integração garante que os coletivos parem menos, aumentando a fluidez e reduzindo o tempo de viagem dos passageiros.

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  • Velocidade operacional sobe para 21 km/h nos horários de pico

    Com a metronização, a velocidade média dos ônibus deve crescer 30%, passando de 16 km/h para 21 km/h nos horários de maior demanda. Esse patamar se aproxima do padrão ideal para sistemas Bus Rapid Transit (BRT).

    Segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que o transporte coletivo em Goiânia seja competitivo, rápido e confortável, incentivando a população a deixar o carro em casa.

    Corredores otimizados e investimentos contínuos

    O próximo trecho da metronização vai do Terminal Praça da Bíblia até o Terminal Padre Pelágio. Também está previsto o início da operação no eixo Praça Cívica-Terminal Isidória, que integra o BRT Norte-Sul.

    Segundo o secretário Tarcísio Abreu, os testes realizados indicaram desempenho consistente e melhora real no tempo de viagem dos usuários.

    Passageiros realizam menos paradas e ganham mais tempo

    O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, informou que os ônibus que antes paravam até quatro vezes no trecho agora fazem apenas uma parada.

    Esse ganho operacional resulta em menos tempo dentro do ônibus e mais tempo livre para o passageiro.

    Metronização prioriza o transporte coletivo em Goiânia

    O projeto resulta de um acordo entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), CMTC, RMTC e RedeMob Consórcio. O sistema usa sensores e inteligência artificial para sincronizar os semáforos conforme a posição dos ônibus.

    Mesmo com faixas exclusivas, os BRTs ainda enfrentavam lentidão. A metronização surge como resposta a esse gargalo, transformando a operação com fluxo contínuo e controle centralizado.

    Conclusão

    A metronização com inteligência artificial mostra que o transporte coletivo em Goiânia evolui com inovação e foco no passageiro. A redução nas paradas e o aumento da velocidade reforçam a eficiência do sistema.

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