A fluidez do trânsito em Goiânia avançou significativamente nos primeiros quatro meses da gestão do prefeito Sandro Mabel. Com o programa Nova Mobilidade, a cidade alcançou uma redução média de 30% no tempo de deslocamento nos principais corredores viários.
Na Avenida Castelo Branco, por exemplo, a velocidade média nos horários de pico passou de 16,4 km/h para 21,3 km/h. Isso ocorreu graças à implantação do sincronismo semafórico e da liberação da terceira faixa para todos os veículos.
Programa Nova Mobilidade prioriza transporte e segurança
O programa Nova Mobilidade reúne políticas voltadas à melhoria do trânsito, do transporte coletivo e da mobilidade ativa. A gestão municipal investe em tecnologia, infraestrutura e educação, com foco em um deslocamento mais seguro e eficiente para motoristas, pedestres e ciclistas.
Entre as ações implementadas, destacam-se a ampliação da malha cicloviária, a requalificação de calçadas, ciclovias integradas às faixas preferenciais de ônibus e o incentivo a sistemas de bicicletas públicas conectadas ao transporte coletivo.
Corredores otimizados aumentam velocidade e segurança
A gestão atua para desobstruir cerca de 300 km de vias arteriais em Goiânia. A instalação de placas de proibido parar e estacionar no corredor Jamel Cecílio/Avenida 136 e outras intervenções eliminaram gargalos urbanos.
A reestruturação já contempla também o BRT Leste-Oeste e deve chegar a eixos como Avenida Mangalô, T-10, T-55, Avenida 85, Avenida Universitária e outros corredores estruturantes.
Medidas pontuais transformam o fluxo urbano
Duas decisões recentes ajudaram a otimizar o trânsito em Goiânia: a liberação dos corredores de ônibus para motociclistas com regras específicas, e a implantação da conversão livre à direita – medida que já funciona em mais de 70 pontos da capital.
Com isso, a velocidade dos carros aumentou em média 5 km/h em vários trechos e os cruzamentos ficaram menos congestionados.
Metronização vai priorizar o transporte coletivo
Outro destaque é a metronização do BRT, que garante mais agilidade com a sincronização dos semáforos. Essa medida cria uma “onda verde” para os ônibus, reduz o tempo de espera e aproxima o sistema rodoviário das operações férreas.
O Centro de Controle Operacional (CCO) monitora em tempo real a operação, dando respostas rápidas a incidentes e melhorando a eficiência geral da rede de transporte da capital.
Conclusão
As intervenções recentes mostram que a gestão do trânsito em Goiânia avança com ações concretas. Ao integrar mobilidade ativa, transporte coletivo e tecnologia, o município transforma a forma como os goianienses se deslocam diariamente.