A cidade de Goiânia está implementando semáforos inteligentes para melhorar a eficiência do transporte coletivo. Essa tecnologia, parte do conceito de “metronização”, utiliza sensores nas vias e nos ônibus para enviar dados em tempo real a uma central. Isso permite a liberação automática dos semáforos quando os veículos se aproximam, reduzindo paradas e melhorando a fluidez do trânsito.
Semáforos inteligentes e a metronização
A metronização, que envolve a instalação de semáforos inteligentes, tem sido uma estratégia da prefeitura de Goiânia para requalificar os corredores de ônibus. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, anunciou que o próximo trecho a receber essa tecnologia será entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, em um percurso de 6 km. A previsão é que o sistema comece a operar até o final do segundo semestre.
Resultados positivos com semáforos inteligentes
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) já observou resultados positivos onde o sistema está ativo. O número de paradas caiu de quatro para apenas uma. No corredor BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, a velocidade média dos ônibus aumentou de 15 km/h para 22 km/h, com a meta de alcançar 25 km/h nos próximos meses.
Expansão dos semáforos
O prefeito Sandro Mabel planeja expandir a metronização para 200 quilômetros de vias nos próximos quatro anos. Além dos dois eixos do BRT, a tecnologia será implementada em outras linhas e faixas exclusivas de ônibus. A prefeitura também pretende retomar o serviço de ônibus menores sob demanda, conhecidos como ‘citybus’.
A implementação de semáforos inteligentes em Goiânia representa um avanço significativo na mobilidade urbana, promovendo um transporte coletivo mais eficiente e ágil.