Prefeitura de Goiânia publica decreto que institui o Plano de Mobilidade de Goiânia

98
ônibus em goiânia
Foto: Jucimar de Sousa

Recentemente, o Plano de Mobilidade de Goiânia foi oficialmente regulamentado e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), marcando um marco importante na gestão da mobilidade na capital. Conhecido como PlanmobGyn, este plano surge após um amplo processo de discussão e análise da cidade, envolvendo técnicos municipais, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). O objetivo principal é implementar melhorias para o fluxo de pedestres e veículos, priorizando a coletividade e promovendo a sustentabilidade.

O plano aborda uma série de propostas, objetivos e metas divididos em oito estratégias de gestão e planejamento, com a execução prevista até 2033. São destacadas 70 metas específicas, abrangendo regulamentação, eficiência, capacitação, informação, operacionalização, integração e requalificação. Além disso, enfatiza-se a importância do acompanhamento e revisão periódica das metas, com envolvimento de diferentes níveis, incluindo executivo, político e controle social.

Dentre as propostas, destacam-se iniciativas para priorizar o transporte coletivo, reduzir o uso de veículos individuais motorizados, promover os modos ativos (a pé e de bicicleta), além de melhorar a segurança viária e a eficiência da circulação de cargas. O plano também prevê a integração dos diferentes modos de transporte, buscando reduzir a extensão das viagens e ampliar o uso do transporte coletivo integrado aos modos ativos.

Parte fundamental do processo foi a participação popular, seguindo as diretrizes da Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A população teve voz através de debates, reuniões setoriais, oficinas e uma pesquisa virtual pioneira chamada “Por Onde Você Anda?”.

O plano também estabelece propostas específicas para áreas como transporte público coletivo, transporte ativo, transporte individual motorizado remunerado, transporte de cargas, circulação viária, estacionamento, entre outros. Para implementar estas soluções, serão necessários mecanismos e instrumentos financeiros envolvendo recursos públicos, privados, nacionais e internacionais.

Em resumo, o PlanmobGyn representa um compromisso significativo com uma mobilidade urbana mais inclusiva, sustentável e eficiente em Goiânia, fundamentada no diálogo com a comunidade e na busca por soluções inovadoras e integradas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui