Grupo de deficientes visuais faz passeio ciclístico e inaugura ciclovia

130
ciclistas

O grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV) realiza mais um pedal inclusivo neste domingo, 24 de setembro, a partir das h. A convite da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), o NBDV participa do passeio ciclístico que marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana Nacional de Trânsito, com a inauguração de uma ciclovia na Avenida T-6.

O grupo vai se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico. Inicialmente, a equipe se reúne às 8 horas para o posicionamento das bicicletas tandens, adaptadas para a locomoção de duas pessoas. A largada acontece às 8h30. Condutores e deficientes visuais vão percorrer ruas e avenidas dos Setores Bela Vista, Marista, Oeste, Bueno e Jardim América.

Durante todo o trajeto, os condutores fazem uma audiodescrição dos principais pontos turísticos e históricos da cidade para a pessoa que está conduzindo. O grupo faz uma parada para hidratação na Praça Santos, Jardim América, e, posteriormente, retorna ao ponto de partida.

A ciclovia da Avenida T-6, a ser inaugurada no domingo, é um importante equipamento público entregue pela Prefeitura de Goiânia, por meio da SMM, à população da capital. Ela é a continuidade da Ciclovia da Avenida Assis Chateuabriand e prossegue até a ciclofaixa que vai para o Terminal das Bandeiras, no Jardim Europa.

Esse é o 49º passeio ciclístico realizado pelo NBDV desde a estruturação do grupo, em 2017, com o propósito de promover a inclusão, a ressocialização, o entretenimento e o conhecimento da cidade por meio do ciclismo. Conforme expectativas da coordenação do NBDV, o pedal desse domingo deve reunir cerca de 80 pessoas, entre condutores voluntários e pessoas que não enxergam ou têm baixa visão.

O NBDV conta com valorosas parcerias para a realização dos pedais inclusivos. Equipes da SMM, a bodo de motocicletas e veículos, monitoram todo o percurso do passeio ciclístico com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos ciclistas. O pedal também é acompanhado, durante todo o trajeto, por uma equipe da Unimed Goiânia, dotada de ambulância com equipamentos de ponta para garantir o suporte de atendimento médico, caso seja necessário.

PROGRAMAÇÃO

  • Evento: Passeio Ciclístico do grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV) e Inauguração da Ciclovia da Avenida T-6
  • Data: 24 de setembro
  • Horário: Concentração – 8h e Largada – 8h30
  • Local: Parque Areião – Setor Pedro Ludovico – primeiro recuo após o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui