O Governo de Goiás entregou nesta segunda-feira (16/12) 46 novos ônibus para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. A iniciativa faz parte do programa Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), que visa renovar 1,2 mil veículos até 2026, além de ampliar terminais e corredores como o BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades como o vice-governador Daniel Vilela, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e representantes do setor privado. Os novos veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de videomonitoramento e sistema de identificação facial integrado à segurança pública.
Segundo Daniel Vilela, a meta é levar esse modelo de transporte para a região do Entorno de Brasília e proporcionar um serviço de qualidade semelhante ao encontrado nos melhores sistemas de transporte público do mundo. O ministro das Cidades destacou o impacto positivo dos investimentos, mencionando que 5 mil novos ônibus, metade deles elétricos, serão entregues em todo o Brasil, contribuindo para a sustentabilidade e geração de empregos.
A renovação da frota inclui também veículos movidos a biometano e padrões menos poluentes como o Euro 6. Para o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, o projeto alia modernização e responsabilidade ambiental. O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, reforçou que a nova frota transformará o trânsito da cidade, comparando o sistema a um metrô de superfície, com maior eficiência e velocidade nos deslocamentos.