A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), iniciou em novembro a Operação Calçada Segura, uma ação voltada à proteção do pedestre e preservação dos passeios públicos.
A iniciativa integra o calendário temático da SET e ocorre diariamente em vários pontos da cidade durante todo o mês.
Após o foco de outubro na fiscalização de veículos em esquinas, a nova etapa prioriza as calçadas, que devem ser exclusivas para circulação de pessoas, mas vêm sendo ocupadas irregularmente por veículos.
Entre janeiro e outubro, a cidade registrou mais de 26 mil autuações por estacionamento sobre o passeio. Além de outras milhares por trânsito e parada irregular em calçadas.
O gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano, destacou que os números refletem um comportamento recorrente e perigoso.
- Leia também: MRS Logística lança operação hidroviária
Segundo ele, o pedestre continua sendo o mais vulnerável no trânsito e precisa de respeito.
As equipes da Operação Calçada Segura atuam diariamente em todas as regiões. Com reforço do videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), que identifica irregularidades em tempo real e direciona os agentes.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, ressaltou que o objetivo é reforçar o respeito e garantir uma cidade mais segura e acessível.
Ele lembrou que estacionar sobre o passeio é infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo.
A população pode denunciar irregularidades ao Centro Operacional de Trânsito (COT) pelo WhatsApp (62) 3524-4620.
