Goiânia implanta “onda verde” e melhora trânsito nas avenidas Jamel Cecílio e Castelo Branco

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a operação da “onda verde” nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio. Com a sincronização dos semáforos, motoristas economizam até 30% no tempo de viagem.

A medida integra o Plano Nova Mobilidade e visa eliminar gargalos no trânsito. O prefeito Sandro Mabel destaca que essa entrega representa um passo decisivo para tornar a cidade mais eficiente e fluida.

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  • Semáforos inteligentes mantêm sincronização mesmo sem energia

    Os novos semáforos contam com nobreaks e chips integrados. Mesmo em caso de queda de energia, os equipamentos continuam funcionando, evitando interrupções no trânsito.

    Além disso, as avenidas ganharam terceira faixa, sinalização atualizada e reestruturação dos acessos. A conversão à esquerda na Rua Jaraguá foi proibida e um novo acesso à Marginal Cascavel já funciona, aliviando o cruzamento.

    Transporte coletivo também ganha prioridade

    Com a “onda verde”, os ônibus passam a circular com menos paradas. A Prefeitura estuda implementar a metronização, modelo que reduz as interrupções nos cruzamentos para os coletivos.

    “O objetivo é mostrar que andar de ônibus em Goiânia é eficiente e confortável”, afirmou o prefeito Sandro Mabel. A expectativa é ampliar esse sistema para 26 corredores em vias como T-10, T-9, T-7, Mangalô e César Lattes.

    Estudos técnicos garantem fluidez e segurança

    O secretário Tarcísio Abreu explicou que a implantação resultou de estudos detalhados sobre fluxo, tempo semafórico e impactos no entorno. As alterações eliminaram estacionamentos e obstáculos, reorganizando completamente o trânsito.

    Como resultado, 500 vagas de estacionamento surgiram em ruas próximas à Avenida Castelo Branco. Já na Jamel Cecílio, comerciantes construíram 30 bolsões de vagas nas calçadas, sem comprometer a fluidez da via.

    Monitoramento garante controle e segurança viária

    As avenidas passaram a ser monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Imagens de 20 radares e 12 câmeras panorâmicas ajudam a acompanhar o tráfego e aumentar a segurança.

    Até o fim de abril, Goiânia deve contar com 65 radares e 24 câmeras. A meta do projeto inclui 280 radares fixos e 100 câmeras espalhadas por toda a cidade, além de equipamentos móveis para operações específicas.

    Conclusão

    Com a implantação da “onda verde”, Goiânia melhora sua mobilidade urbana e reforça o uso da tecnologia no trânsito. Ações bem planejadas garantem um deslocamento mais rápido, seguro e eficiente para todos.

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