Goiânia amplia corredores com Onda Verde e reduz tempo de deslocamento em até 35%

A Prefeitura de Goiânia segue avançando no Plano Nova Mobilidade com a entrega de novos corredores viários inteligentes, equipados com o sistema de Onda Verde, que sincroniza os semáforos e aumenta a fluidez do trânsito. Em apenas dez meses de gestão, a administração do prefeito Sandro Mabel concluiu intervenções em corredores estratégicos, como Mutirão/Castelo Branco, 24 de Outubro, Jamel Cecílio/136, Universitário e Avenida 85, reduzindo o tempo de viagem. E melhorando a segurança viária e modernizando o transporte coletivo da capital.

As ações fazem parte de um conjunto de medidas planejadas para tornar Goiânia uma cidade mais eficiente em mobilidade urbana. O sistema de Onda Verde, implantado em vários trechos, utiliza tecnologia para sincronizar os sinais. E permitir que motoristas ganhem até 30 segundos por ponto semafórico. O que representa uma redução de até 30% no tempo total de deslocamento. Nos corredores Mutirão/Castelo Branco e 24 de Outubro, a Prefeitura também readequou o traçado viário, instalou nova sinalização vertical e horizontal. E melhorou as condições de circulação para veículos, ciclistas e pedestres.

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    No corredor Jamel Cecílio/136, que conecta a BR-153 à Avenida 85, a implantação da Onda Verde reduziu o tempo médio de viagem de 25 para cerca de 12 minutos, uma queda de 50%. Dados da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e da plataforma Waze for Cities confirmam o impacto positivo: a velocidade média no pico da manhã passou de 15,2 km/h para 21,8 km/h, aumento de 43%. Já o corredor Universitário recebeu melhorias na geometria viária e a implantação da Direita Livre, que permite conversão à direita mesmo com o semáforo fechado em locais sinalizados. Otimizando ainda mais o fluxo.

    Redução do tempo de viagem

    O prefeito Sandro Mabel ressaltou que cada intervenção tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem e garantir segurança. “Nosso objetivo é garantir que Goiânia tenha um trânsito mais ágil e seguro, com soluções que realmente impactem a rotina da população. Não se trata apenas de obras, mas de uma política de mobilidade que entende as necessidades dos cidadãos”, destacou. Ele também anunciou que o plano prevê a criação de 36 corredores até o fim do programa. Com integração entre fiscalização, engenharia e educação para o trânsito. A capital já conta com uma frota superior a 1,3 milhão de veículos. O que reforça a necessidade de soluções inteligentes para acompanhar o crescimento urbano.

    Sandro Mabel entrega corredor da Avenida 85 com Onda Verde e ganho de até 35% no tempo de deslocamento em Goiânia

    Durante as comemorações dos 92 anos de Goiânia, Mabel entregou o corredor revitalizado da Avenida 85, uma das principais ligações da cidade, entre a Praça Cívica e o Setor Serrinha. A via recebeu revitalização completa, com adequações geométricas, nova sinalização e implantação do sistema de Onda Verde. O trecho de 4,5 km agora oferece um ganho de até 35% no tempo de deslocamento. “Com a sincronização dos semáforos e ajustes nos cruzamentos, esperamos um ganho de até 35% na fluidez do trânsito. Isso significa menos tempo parado e mais mobilidade para todos”, afirmou o prefeito.

    O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que 28 cruzamentos da Avenida 85 foram ajustados, incluindo os principais pontos como T-9, T-63 e 136, garantindo modernização integral do corredor. Além disso, o sistema de sincronização está sendo preparado para evoluir para a “metronização”, um controle inteligente que usará inteligência artificial para ajustar os sinais em tempo real. Simulando a eficiência de um metrô de superfície. O plano prevê expandir essa tecnologia para 36 corredores, totalizando 240 km de vias metronizadas em Goiânia.

    A entrega também marcou o início do programa Cidade Segura, que vai identificar e retirar fios soltos, irregulares ou sem identificação nos postes da cidade. A ação, realizada em parceria com empresas de telecomunicações, a Equatorial e o Ministério Público, busca aumentar a segurança. Melhorar o aspecto urbano e reduzir riscos à população.

    Com os novos corredores, Goiânia alcança avanços concretos em mobilidade urbana, combinando tecnologia, sustentabilidade e planejamento. O Plano Nova Mobilidade coloca a capital em destaque nacional, com um sistema de trânsito cada vez mais inteligente, seguro e alinhado às melhores práticas de cidades modernas.

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