Comurg produz mais de 2,3 mil pisos táteis por mês e promove acessibilidade dos espaços públicos de Goiânia

86

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), tem sua própria fabricação do ladrilho chamado piso tátil. Ele tem como finalidade promover acessibilidade arquitetônica em toda cidade. A média mensal de fabricação é de 2.368 unidades que são destinadas a praças, passarelas e outros passeios nos espaços públicos.

Os pisos são instalados conforme normas e critérios técnicos, seguidos desde a fabricação até a instalação nas praças construídas e revitalizadas que são entregues com condições adequadas de acessibilidade. Na fábrica, o ladrilho é produzido com cimento, areia média e brita zero, o que dá alta resistência e durabilidade ao produto.

A medida comum do piso tátil direcional é 25×25 cm em dois tipos: direcional, que orienta pessoas com deficiência visual ao longo de um percurso determinado, e o piso de alerta, para advertir de situações de risco ou perigo, além de identificar mudança de direção.

Nas faixas de travessia, o piso tátil é instalado no sentido perpendicular ao deslocamento. Em 2023, a Comurg fabricou 28.425 unidades, reforçando o compromisso contínuo da instituição em promover ambientes urbanos mais inclusivos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui