BRT entre Brasília e Goiás: desafios e perspectivas para a mobilidade urbana

Em um debate realizado pela Comissão de Infraestrutura do Senado, foi discutida a necessidade e os desafios da implantação do BRT que ligará Luziânia, Brasília e o contorno de Goiânia. A informação foi divulgada pela “Agência Senado“.

Sob a liderança do senador Jorge Kajuru, o debate destacou o BRT como um projeto essencial para melhorar significativamente o transporte público na região.

Com investimentos projetados de R$ 28,3 bilhões até 2026, os projetos BRT Eixo Sul e BRT Eixo Norte são parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os prefeitos de Luziânia e Valparaíso de Goiás enfatizaram os impactos positivos esperados para a mobilidade urbana e a integração regional, destacando a importância de um grupo de trabalho para agilizar os processos burocráticos.

Viviane Esse, da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, reconheceu que os estudos para o projeto estão atrasados e sublinhou a necessidade de uma gestão integrada para garantir eficiência na implementação do BRT.

Maria Caroline Fleury de Lima, da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, mencionou os avanços nos estudos preliminares e a expectativa de assinatura de um termo de compromisso em breve.

Ela também enfatizou a importância da governança adequada para subsidiar o transporte e buscar alternativas de financiamento.

Fabiano Guimarães, da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, detalhou os investimentos previstos para os BRTs Norte e Sul, ressaltando o progresso nos estudos e o suporte dos gestores goianos.

O senador Esperidião Amin elogiou a iniciativa do debate, comparando-a com projetos similares em outras regiões do Brasil e destacando a responsabilidade do Ministério dos Transportes em executar o projeto com eficiência e transparência.

Ele enfatizou a importância estratégica do BRT como um meio de transporte interurbano eficiente e acessível, crucial para o desenvolvimento regional sustentável.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile