Pela primeira vez, o prefeito Sandro Mabel apresentou o projeto do Anel Viário de Goiânia em reunião no Paço Municipal. Este novo projeto, com extensão de 44 km em pista dupla, tem como objetivo principal reduzir o tráfego pesado que atualmente sobrecarrega a BR-153. Essa rodovia atravessa a capital e diversos municípios da Região Metropolitana, tornando-se um ponto crítico de congestionamento.
Benefícios para a Região Metropolitana
Durante a apresentação, Mabel destacou a importância da obra para a Região Metropolitana como um todo. O traçado do Anel Viário começará em Goianápolis e passará por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida, finalizando em Hidrolândia. O fluxo intenso de caminhões nas áreas residenciais precisou de uma solução, e essa construção promete aliviar o trânsito, devolvendo a mobilidade aos cidadãos.
Estrutura e obras previstas
O Anel Viário de Goiânia incluirá mais de 40 obras especiais, totalizando 3.320 metros de extensão. O projeto contempla 10 pontes e 35 viadutos, com 11 interconexões e 11 passagens de nível sem conexão. Além disso, 26 km de interligações com outras rodovias estão previstos. Essa infraestrutura permitirá um fluxo estimado de 21.844 veículos diários até 2035.
Compromissos e recursos
A execução do Anel Viário já recebeu a aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contará com recursos federais. O modelo de licitação será através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que garantirá agilidade na contratação e execução da obra. O valor total do projeto, considerando os custos atualizados, é de aproximadamente R$ 948 milhões.
Impacto imediato e futuro
O impacto do Anel Viário será sentido rapidamente em toda a Região Metropolitana de Goiânia. Com essa obra, espera-se que a BR-153, que atualmente funciona como uma avenida urbana, volte a ter um fluxo eficiente. Melhora na qualidade de vida da população e uma redução significativa dos congestionamentos estão entre os benefícios aguardados. A previsão de entrega da obra será em até três anos após o início das construções. O projeto, que há anos aguardava por condições políticas e técnicas, finalmente sairá do papel, garantindo a melhoria na mobilidade urbana de Goiânia e das cidades vizinhas.