A metronização implantada nos corredores do BRT de Goiânia já ultrapassa 1 milhão de viagens por mês, consolidando-se como um modelo inovador entre as capitais brasileiras.
O sistema utiliza semáforos inteligentes e sincronização de tráfego, o que ampliou em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico, tornando o transporte coletivo mais rápido e eficiente.
De acordo com o prefeito Sandro Mabel, Goiânia é a primeira capital do país a adotar o conceito de metronização no transporte coletivo.
O projeto, premiado no Connected Smart Cities 2025, servirá de referência para outras cidades brasileiras.
A meta é alcançar 240 quilômetros de trechos com o novo modelo, dos quais vários já estão em funcionamento, atendendo a 1.081.605 viagens por mês.
Nos principais corredores da cidade, os ganhos são expressivos.
Entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, a velocidade média subiu de 16,5 km/h para 22,9 km/h. Beneficiando cerca de 430 mil viagens mensais.
Já no trecho entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, o aumento foi de 15 km/h para 20,1 km/h. Alcançando mais de 650 mil validações de usuários.
A metronização integra o conjunto de ações do Plano Nova Mobilidade, que também inclui a sincronização semafórica da Onda Verde. Faixas exclusivas para ônibus (compartilhadas com motocicletas) e acessos Direita Livre.
Essas medidas têm reduzido o tempo de deslocamento, melhorado a fluidez e ampliado a segurança no trânsito, transformando Goiânia em referência nacional em mobilidade urbana inteligente.
