Prefeitura de Goiânia inicia fiscalização contra excesso de peso em cargas

A Prefeitura de Goiânia iniciou uma nova fase de fiscalização voltada ao transporte de cargas, com o objetivo de aumentar a segurança viária e preservar o pavimento urbano.

A primeira blitz, realizada na Avenida 3ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, resultou em 40 abordagens, 13 autos de infração e uma remoção de motocicleta com licenciamento vencido.

A operação, conduzida pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) em parceria com a Guarda Municipal. Integra um conjunto de medidas determinadas pelo prefeito Sandro Mabel para reduzir danos causados por caminhões com excesso de peso. Ou em más condições de conservação.

A ação também tem caráter educativo, conscientizando motoristas sobre a importância da manutenção adequada dos veículos e do respeito aos limites de carga.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Goiânia no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito, Eduardo Mariano, a blitz priorizou caminhões betoneira, que frequentemente circulam com acúmulo de concreto nas placas. Dificultando a identificação.

    Ele destacou que o derramamento de concreto sobre o asfalto representa risco elevado de acidentes, especialmente para motociclistas.

    Caminhões com sobrepeso danificam vias e elevam riscos de acidentes

    Estudos técnicos apontam que um caminhão com sobrepeso pode causar danos equivalentes a milhares de passagens de veículos leves, provocando fissuras, afundamentos e desgaste precoce das vias.

    O superintendente de Trânsito da SET, Tiago Carvalho, explicou que os agentes foram treinados em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Para analisar notas fiscais e aplicar corretamente a legislação.

    Segundo Carvalho, os motoristas devem se conscientizar antes do início das autuações por sobrepeso, previstas após o período educativo de 30 dias.

    Ele lembrou que o município já investiu mais de R$ 520 milhões em recapeamento asfáltico. E o transporte de cargas acima do limite reduz significativamente a durabilidade das vias.

    As fiscalizações acontecerão semanalmente em pontos estratégicos da capital, definidos com base em dados de tráfego. E informações do Centro de Controle Operacional (CCO) e do Centro Operacional de Trânsito (COT).

    O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que Goiânia está entre as primeiras capitais do país a adotar esse modelo abrangente de fiscalização de cargas. Reforçando o compromisso da gestão com a segurança viária e a preservação do patrimônio público.

    Deixe um comentário