A MRS Logística anunciou a criação da MRS Hidrovias, ampliando sua atuação para o modal hidroviário e consolidando o foco no transporte de Carga Geral.
O investimento de R$ 1,5 bilhão será aplicado na construção de dois terminais multimodais um em São Simão (GO) e outro em Pederneiras (SP), além da aquisição de comboios, barcaças, empurradores e reforço da frota ferroviária.
- Leia também: BR-364 terá desvio por causa de obras
O projeto conecta o Centro-Oeste à ferrovia da MRS em Pederneiras, fortalecendo o escoamento da produção agrícola brasileira. E aproximando o interior do país dos portos de exportação.
A operação, integrada à Hidrovia Tietê-Paraná, combina a eficiência do transporte ferroviário com a sustentabilidade da navegação fluvial.
Os terminais terão capacidade inicial para movimentar 2,3 milhões de toneladas por ano, com potencial de expansão para 4 milhões.

A nova solução logística permitirá redução de até 71% nas emissões de CO₂ por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário. Além de ganhos significativos em eficiência e redução de custos operacionais.
O terminal de São Simão, recentemente adquirido pela MRS, passará por melhorias estruturais e operacionais. E ambos os novos terminais devem iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2027.
O corredor multimodal São Simão-Pederneiras vai gerar cerca de 4.900 empregos diretos e indiretos e contará com sistemas automatizados de monitoramento ambiental e supervisão remota.
Segundo o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, a iniciativa marca o início de uma nova fase da empresa: “Estamos levando a excelência da MRS para outros modais, integrando trilhos, estradas e águas sob um único operador logístico”.
MRS
Com quase 30 anos de experiência e 1.643 km de malha ferroviária nos estados de MG, RJ e SP, a MRS reforça seu compromisso com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira.
